Última Atualização do site:  

18/12/2017 16:54:28

Webmail
NOSSA CIDADE / Plantas Urbanas - 1953
 
 
Plantas Urbanas - 1953
   

Doutor Camargo 50 anos: socializando a memória.

Plantas Urbanas - 1953

História e Geografia são conhecimentos pares e as alterações promovidas pela ação humana no espaço, podem ser registradas em representações gráficas. As plantas da localidade denominada gleba ‘‘Patrimônio Doutor Camargo’’ foram pensadas e elaboradas em 1953, no contexto da ocupação, esta impulsionada pela cafeicultura, pela ação da Companhia Melhoramento Norte do Paraná e pela ação dos sujeitos que viam nas novas terras a possibilidade de se tornarem proprietários.

            As plantas aqui apresentadas foram elaboradas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa responsável pelo loteamento da região e o planejamento dos núcleos urbanos. Os documentos revelam como foi pensada a ocupação do espaço onde hoje está plantado o Município de Doutor Camargo, núcleo urbano este planejado como centro de abastecimento comercial e de serviços no auxilio a ocupação rural.

             Comentando a importância do documento a professora de Geografia Suely Aparecida Vila dos Santos argumenta que:

A preservação dessas plantas parciais elaboradas em 1953 é de suma importância tanto para a história como para a geografia, pois elas revelam o planejamento inicial da cidade de Doutor Camargo. Por meio de comparações entre estas e outras plantas que foram elaboradas com o passar do tempo, fica evidente a transformação ocorrida no espaço geográfico da cidade.

            Dorival Savi, diretor do Departamento de Tributação e Fiscalização da Prefeitura Municipal de Doutor Camargo, descreve como os documentos foram preservados:

As plantas e mapas produzidos pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná sobre a gleba “Patrimônio Doutor Camargo” ficaram arquivadas no acervo da Companhia. Quando o escritório da empresa em Maringá foi desativado, os arquivos foram transferidos parte para a sede em São Paulo e parte para o escritório do município de Jussara. Nesta ocasião o funcionário Deosdete disponibilizou alguns mapas e plantas parciais, referente ao espaço rural e urbano da época do desbravamento do município. Os documentos agora fazem parte do acervo municipal.

            O referido departamento, representado pelos funcionários municipais Dorival Savi e Sidnei Robson Corsini, e pelo estagiário em engenharia civil Gustavo Zaupa Alves, disponibilizaram parte do arquivo para publicação e elaboraram uma amostra das plantas da cidade em diferentes épocas, disponibilizada para a população na biblioteca municipal.

 
 Outros Artigos
» Boas-vindas ao Pastor Padre Valter
» Revista de 1984
» Instituições Religiosas
» Trabalhos Escolares
» Entrevistas em Aúdio e Vídeo
» Entrevistas impressas (para visualizar as entrevistas clique sobre a imagem)
» Acervos de Fotos
» Links com dados sobre Doutor Camargo
» Hino de Doutor Camargo
» Geografia
» Projeto Doutor Camargo 50 anos: socializando a memória

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta: das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

(44) 3238.1222

pmdoutorcamargo@doutorcamargo.pr.gov.br

Rua Xavier da Silva, 1000 - Centro - Cep: 87155-000 - Doutor Camargo - Paraná