Última Atualização do site:  

22/02/2019 16:47:00

Webmail
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Lembrete
Visualizada 65 vezes
Por que devemos beber água no verão?
Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
 
Dica importante para o verão
 
Por que devemos beber água no verão?

O verão é uma época incrível. Os dias são mais longos, a piscina, o mar e os lagos nos convidam insistentemente para um refresco, passamos mais tempo em atividades ao ar livre e tomamos aquela cervejinha trincando no fim do dia. Parece que nos tornamos mais ativos, comemos alimentos mais leves e tudo tem um ar de saúde. Mas em meio a toda essa delícia de tempo, muitas pessoas se esquecem da importância de beber água no verão para garantir uma hidratação correta do corpo.

Acontece durante o ano todo, mas especialmente no verão nosso organismo perde muito líquido para manter a temperatura do corpo entre os 36,5ºC e os 37ºC. O suor que nos acomete em qualquer encontro com o sol ou até mesmo em lugares abafados é a maneira de o nosso corpo eliminar calor.

Além disso, beber água no verão é importante para evitar outros problemas de saúde mais comuns em estações quentes. É o caso das pedras nos rins, que têm uma incidência cerca de 20% maior no verão, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, devido à falta de água e a maior concentração de cálcio na urina. O mesmo pode acontecer com infecções urinárias, oculares e micoses causadas por fungos e bactérias que se proliferam em nossas peles cheias de suor.

E se você é adepto das atividades físicas, então, o aviso é dobrado. No verão é ainda mais importante garantir uma hidratação correta, que consiste em beber água antes, durante e depois dos exercícios. A quantidade de ingestão diária de água deve ser aumentada  e no período entre 10h e 16h, quando o sol é mais intenso, ele deve ser evitado para não desidratar e ter de passar alguns dias em casa sem aproveitar a estação.

Como lembrar de beber água no verão?

O nosso corpo não possui maneiras de armazenar água, por isso é fundamental que ela seja reposta diariamente e na quantidade adequada. O cálculo é bastante simples: são 35 ml de água para cada 100 gramas de peso no seu corpo. Esse é um valor básico que deve ser a meta de todos os dias, mas em dias mais quentes ou quando você pratica exercícios ela deve ser mais elevada.

Isso pode até fazer parecer que é muita água. Afinal, normalmente corresponde a mais de uma garrafa PET de 2 litros! Mas calma: existem truques que podem facilitar o consumo adequado de água.

Algumas dicas são:

  • Não espere ter sede para beber água. A sede já é um sinal de desidratação. Lembre-se de beber pelo menos 300 ml de água a cada duas ou três horas mesmo que não estiver com sede.

  • Tenha sempre uma garrafa de água próxima. Isso irá facilitar que você se lembre de beber água com frequência.

  • Você não precisa consumir toda a água de um dia apenas bebendo. Cerca de 20% da nossa necessidade diária é suprida em alimentos que ingerimos com grande concentração de água.

  • Se você não consegue se lembrar de beber água, invista em aplicativos para o smartphone. Apps como Beba ÁguaWaterbalance, Drinking Water ou Hydro te ajudam a cronometrar há quanto tempo você não ingere água e o quanto já bebeu ao longo do dia.

Especialmente no verão, aposte em alimentos com grande concentração de água, como o alface, beterraba, couve, espinafre, pepino, pimentão, tomate, melancia, sucos, morangos, abacaxi. O pepino e o alface, por exemplo, são compostos 96% de água. Agrião, brócolis e espinafre têm 92% de água.

Fonte: Secretaria de Saúde

 
 
 Galeria de Fotos
Por que devemos beber água no verão?
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta: das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

(44) 3238.1222

pmdoutorcamargo@doutorcamargo.pr.gov.br

Rua Xavier da Silva, 1000 - Centro - Cep: 87155-000 - Doutor Camargo - Paraná