Última Atualização do site:  

21/11/2017 16:47:05

Webmail
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Família e Desenvolvimento Social
Sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Estado tem primeiro plano para pessoas com deficiência
 
Estado tem primeiro plano para pessoas com deficiência

Quem trabalha pelos direitos fundamentais das pessoas com deficiência tem agora um forte instrumento para que sejam efetivados no Paraná. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou nesta semana o primeiro plano estadual que norteará intervenções governamentais em políticas para esse público.

Segundo a coordenadora das políticas desta área na Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Flavia Bandeira Cordeiro, o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná é um marco. “O documento envolve todos os órgãos e entidades a efetivar os direitos fundamentais da pessoa com deficiência, previstos na legislação específica, bem como implementar de forma articulada as ações governamentais”, explicou.

O plano estabelece políticas voltadas a esta população para o quadriênio 2018 – 2021. O conteúdo foi elaborado pela Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência (CPCD), em parceria com os representantes da Atenção Especial à Pessoa com Deficiência de 11 secretarias estaduais e cinco órgãos da administração indireta.

A proposta levou em consideração as deliberações das conferências estaduais da pessoa com deficiência. Desta forma, conseguiu-se interligar diretrizes, retrato da realidade e propostas de intervenção pública.

PANORAMA – A assessoria técnica de Planejamento e Gestão da Informação da Secretaria da Família tabulou dados disponíveis sobre a situação da pessoa com deficiência no Paraná, que constitui um capítulo do plano estadual. Com essas informações é possível estabelecer metas coerentes com as necessidades reais deste segmento.

“O tema é particularmente desafiador, pois se reconhece a escassez de informações, assim como a pouca sistematização, além das diferenças de compreensões sobre o que são e como categorizar as deficiências”, destacou Flavia.

O documento impresso será lançado em dezembro, com versões acessíveis a pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Fonte: AEN - PR

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta: das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

(44) 3238.1222

pmdoutorcamargo@doutorcamargo.pr.gov.br

Rua Xavier da Silva, 1000 - Centro - Cep: 87155-000 - Doutor Camargo - Paraná