Rua Xavier da Silva, 1000 - Centro - DOUTOR CAMARGO - Paraná

QUEIMAR LIXO DOMÉSTICO PODE DAR MULTAS E ATÉ DETENÇÃO

Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017

Última Modificação: 14/08/2020 18:28:40 | Visualizada 555 vezes


Ouvir matéria

A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora. Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.  

O objetivo da norma é proteger o manter o meio ambiente sadio  e equilibrado, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais ou plantas. A pena prevista é de até quatro anos de reclusão. A Lei prevê penas maiores para hipóteses mais graves, como no caso de em razão da poluição, um área se tornar imprópria para habitação, ou causar a necessidade de retirar os habitantes da área afetada, dentre outras.

Se o crime ocorrer de forma culposa, ou seja, sem intenção, as penas previstas são mais brandas, de detenção de até 1 ano e multa.  

Fonte: http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/queimar-lixo-domestico-e-crime

 Veja Também